Disciplinas Optativas
Código:
BiSuCOM.531
Nome da disciplina:
Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino
Carga horária total:
60 h
Abordagem metodológica:
Teórico-Prática
Natureza:
Optativa
Carga horária teórica:
30 h
Carga horária prática:
30 h
Ementa:
Tecnologia: conceito e evolução. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e Novas TIC (NTIC). Educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas. Cibercultura; Letramento digital; Educação 4.0; Novas tecnologias e mediação pedagógica; Tecnologias na formação do professor; Aprendizagem e trabalho colaborativos; Educação a Distância; Mídias digitais interativas; Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Metodologias Ativas e o uso das NTIC; Software educacional: tipos e aplicações; Inclusão digital; Tecnologias assistivas; Informática como recurso administrativo-pedagógico.
Objetivo(s):

Objetivo Geral:
Compreender o impacto das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação quando integradas aos processos de ensino e aprendizagem, as transformações das relações professor-aluno e as várias modalidades de ensino.

Objetivos Específicos:
Avaliar criticamente a relação entre Educação e as Novas Tecnologias; Compreender e aplicar tecnologias da informação e comunicação na educação; Conhecer e ser capaz de utilizar tecnologias assistivas para apoiar alunos com necessidades especiais; Compreender a relação professor-aluno com a integração dos meios de comunicação e de informação modernos; Conhecer e aplicar os meios de comunicação, nas suas várias modalidades (quanto ao número de participantes e quanto ao sincronismo), nos processos de ensino e aprendizagem; Conhecer e configurar ambientes e softwares de apoio ao ensino e ferramentas de educação a distância; Desmitificar os conceitos de EaD.
Bibliografia básica:

MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos Tarcísio; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2015. 171 p. ISBN 8530805941. Acervo: 371.33 M829n .

BRITO, Glaucia da Silva Brito; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015. 136 p. ISBN 9788544301579. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/30903>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

SOUZA, Alexandre Augusto Cals e (org); PESSOA, Alexandre Márcio Melo da Silva (org). Tecnologias da informação e comunicação na educação: Perspectivas interdisciplinares na era digital. 1. ed. Jundiai: Paco e Littera, 2021. 152 p. ISBN 9786558404620. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/206803>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

Bibliografia complementar:

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. ed. Campinas: Papirus, 2010. 157 p. ISBN 8530807081. Disponível em <http://ifmg.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788530811570>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2013. 144 p. ISBN 9788530810429. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/212560>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

ROSINI, Alessandro Marco. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. 1. ed. São Paulo: Thomson, 2007. 131 p. ISBN 8522105421. Acervo: 370 R821n.

CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 186 p. ISBN 9788576053675. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/1237>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

MELLO, Cleyson de Moraes; PETRILLO, Regina Pentagna; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de. Educação 5.0. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 179 p. ISBN 9786589351900. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/197385>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.