|
Código: BiSuLET.500 |
Nome da disciplina: Inglês Instrumental |
||
Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Optativa |
|
Carga horária teórica: 30 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
||
Ementa: Introdução ao desenvolvimento de estratégias de leitura de textos em Língua Inglesa e estudo das estruturas básicas do idioma, tendo como objetivo a compreensão de textos, preferencialmente autênticos, que abordem temas relativos às respectivas áreas do conhecimento, de acordo com a característica de cada curso onde a disciplina for ofertada. |
|||
Objetivo(s): Objetivo Geral: Propiciar ao aluno o desenvolvimento da capacidade de compreensão de textos em Língua Inglesa, bem como o interesse por um conhecimento mais profundo do idioma, a partir da leitura de textos técnicos e científicos originais. Objetivos Específicos: Desenvolver estratégias de leitura e compreensão de textos em língua inglesa. Propiciar aos participantes a oportunidade de ampliar o conhecimento de estruturas gramaticais e funções comunicativas da língua inglesa através de textos escritos em língua inglesa. Ampliar o vocabulário dos estudantes em língua inglesa. Usar estratégias de leitura específicas como skimming e scanning para reconhecer os objetivos gerais ou específicos de um texto, bem como identificar suas frases-tópico. |
|||
Bibliografia básica: LONGMAN. LONGMAN Dicionário Escolar: Inglês-Português e Português-Inglês. 2. ed. Harlow: Longman, 2008. 32 p. ISSN 9788576592877. Acervo: 423.69 L856. CAMPOS, Giovana. Meu primeiro guia de conversação em inglês: Aprenda inglês e boas maneiras de forma lúdica. 1. ed. São Paulo: Rideel, 2006. 272 p. ISBN 9788533948969. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5023066>. Acesso em: 27 de Outubro de 2024. FINBOW, Thomas Daniel. Gramática histórica da lingua inglesa. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2017. 140 p. ISBN 9788543020389. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5007231>. Acesso em: 27 de Outubro de 2024. |
|||
Bibliografia complementar: SOUZA, Adriana Grade Fiori; ABSY, Conceição A.; COSTA, Gisele Cilli da; MELLO, Leonilde Favoreto de. Leitura em língua inglesa: Uma abordagem instrumental. 2. ed. São Paulo: Disal, 2010. 203 p. ISBN 9788578440626. Acervo: 428 L533. COLLINS, Gem. COLLINS Dicionário Escolar: Inglês-Português e Português-Inglês. 2. ed. São Paulo: Disal, 2006. 574 p. ISBN 9780007769339. Acervo: 423.69. CRUZ, Décio Torres; SILVA, Alba Valéria; ROSAS, Marta. Inglês.com.textos para informática. 1. ed. São Paulo: Disal, 2006. 189 p. ISSN 9788590178514. Acervo: 420 C957i. MARQUES, Amadeu. Reading texts in english: Book 1. 5. ed. São Paulo: Ática, 1991. 112 p. ISSN 8508030940. Acervo: 420 M357r v. 1. FERRO, Jeferson. Around the World: Introdução à leitura em lingua inglesa. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. 232 p. ISBN 9788565704939. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5001221>. Acesso em: 27 de Outubro de 2024. |