Disciplinas Optativas
Código:
BiSuMEC.506
Nome da disciplina:
Gestão da Qualidade
Carga horária total:
30 h
Abordagem metodológica:
Teórica
Natureza:
Optativa
Carga horária teórica:
30 h
Carga horária prática:
Nenhuma
Ementa:
Aspectos básicos da Qualidade: ciclo PDCA, métodos de prevenção e solução de problemas: MASP, FMEA, FTA e 6 Sigma; Técnicas gerenciais: brainstorming, gráfico de pareto, lista de verificação, estratificação, histograma, gráfico de dispersão, cartas de controle, plano de ação, gráfico de Gantt, SETFI, GUT, matriz de contingências.
Objetivo(s):

Objetivo Geral:
Identificar os principais fatores influentes na gestão da qualidade de produtos e serviços, num ambiente empresarial voltado para a excelência. Compreender e analisar os principais processos de gestão e garantia da qualidade. Aplicar os conceitos de gestão da qualidade em um ambiente voltado para resultado.

Objetivos Específicos:
Melhorar condições ambientais para implantação da mudança de comportamento cultural e obtenção de resultado. Avaliar os resultados de processos negócio com base na gestão da excelência. Atuar no tratamento de situações problemáticas observando os aspectos organizacionais, tecnológicos e humanos.Normalizar as ações propiciando a garantia da efetividade do processo de negócio.
Bibliografia básica:

CARVALHO, Marly Monteiro de (coord.); PALADINI, Edson P. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 430 p. ISBN 9788535217520. Acervo: 658.562 G393 2012.

PALADINI, Edson P. 1954- (Edson Pacheco),. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 302 p. ISBN 9788522471157. Acervo: 658.562 P153g 2012.

PALADINI, Edson P. Avaliação estratégica da qualidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 234 p. ISBN 978-85-224-6195-0. Acervo: 658.56 P153a 2. ed..

Bibliografia complementar:

WERKEMA, Cristina. DFLSS - Design for lean six sigma: ferramentas básicas usadas nas etapas D e M do DMADV. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 201 p. ISBN 978853525473. Acervo: 658.56 W488d.

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2008: Sistema de Gestão da Qualidade para operações de produção e serviços. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 239 p. ISBN 9788522454655. Acervo: 658.562 I85 2009.

COSTA, Antonio Fernando Branco; EPPRECHT, Eugênio Kahn; CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Controle estatístico de qualidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 334 p. ISBN 9788522441563. Acervo: 658.562 C837c 2. ed..

OLIVEIRA, Otávio José de (org.).. Gestão da qualidade: tópicos avançados. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 243 p. ISBN 8522103860. Acervo: 658.562 G393.

OROFINO, Antonio Carlos. Processos com resultados: a busca da melhoria continuada. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 136 p. ISBN 9788521616740. Acervo: 658.56 O74p 2009.