|
Código: BiSuHSF.500 |
Nome da disciplina: Ensino de Libras |
||
Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórico-Prática |
Natureza: Optativa |
|
Carga horária teórica: 10 h |
Carga horária prática: 20 h |
||
Ementa: A Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e os mitos que a envolvem. Cultura Surda. Noções básicas da LIBRAS. Alfabeto manual. Numerais. Vocabulário. Aspectos sociais e linguísticos da LIBRAS. Aquisição e desenvolvimento de habilidades expressivas e receptivas em LIBRAS. Prática em contextos comunicativos diversos. |
|||
Objetivo(s): Objetivo Geral: Compreender os conceitos básicos do estudo da LIBRAS e aplicá-los à comunicação. Objetivos Específicos: Conhecer a LIBRAS. Reduzir os obstáculos da comunicação entre surdos e ouvintes. Adquirir noções básicas dos aspectos sociais e linguísticos da LIBRAS. Aprender um vocabulário básico de LIBRAS. Desenvolver competências básicas de comunicação em LIBRAS. Praticar a língua. |
|||
Bibliografia básica: QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. . Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. 1. ed. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2004. 221 p. ISBN 9788536303086. Acervo: 65466. CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: Com os pingos nos "is". 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. 176 p. ISBN 9788587063885. Acervo: 90947. SOUZA, Tanya Amara Felipe.. Libras em contexto: Curso básico - Livro do estudante. 8. ed. Brasília: WalPrint Gráfica e Editora, 2007. 187 p. ISBN 8599091018. Disponível em <https://encurtador.com.br/CNRkl>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024. |
|||
Bibliografia complementar: ALMEIDA, Elizabeth Crepaldi de. (et al). Atividades Ilustradas em Sinais da Libras. 1. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 241 p. ISBN 8573098066. Acervo: 59857. SILVA, Ivani Rodrigues; KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria. (orgs). Cidadania, Surdez e Linguagem: Desafios e realidades. 3. ed. São Paulo: Plexus, 2003. 247 p. ISBN 9788585689735. Acervo: 59973. HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes E.. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: Desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. 1. ed. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 352 p. ISBN 9788538014218. Acervo: 65780. QUADROS, Ronice Muller de.. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2004. 94 p. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 25 de Outubro de 2024. BRASIL, Ministério da Educação . Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 1. ed. Brasília: MEC - Secretaria de Educação Especial, 2006. 116 p. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunossurdos.pdf>. Acesso em: 25 de Outubro de 2024. |