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Código: BiSuPED.514 |
Nome da disciplina: Educação, Diversidade e Cidadania |
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Carga horária total: 45 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Optativa |
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Carga horária teórica: 45 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
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Ementa: A constituição do ser humano como ser biológico, histórico, social e cultural. Problematização do conceito de “normalidade” como construção cultural. Conceito e concepções de educação formal. A afirmação da diversidade na legislação educacional brasileira. Problematização da escola contemporânea como espaço de promoção de educação para a diversidade e formação para a cidadania. |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Discutir a promoção da diversidade no contexto da escola e da sociedade contemporânea e seu impacto na construção da cidadania. Objetivos Específicos: Compreender a constituição do ser humano como ser biológico, histórico, social e cultural. Historicizar e problematizar o conceito de “normalidade” como construção cultural. Analisar a afirmação da diversidade na legislação educacional brasileira. Problematizar a escola contemporânea como espaço de promoção de educação para a diversidade e formação para a cidadania. |
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Bibliografia básica: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução no. 1, de 17 de junho de 2004: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 1. ed. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 2004. 2 p. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n.º 3, de 10 de março de 2004: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 1. ed. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 2004. 21 p. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial.. Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1. ed. Brasília: Secretária de Educação Especial, 2008. 19 p. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. GOMES, Nilma Lino. Diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre currículo. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag4.pdf>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos: Educação & Sociedade. 1. ed. Campinas : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2012. 15 p. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. |
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Bibliografia complementar: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1. ed. Brasília: Palácio do Planalto, 1988. 10 p. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL . Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 1. ed. Brasília: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , 2001. 83 p. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1. ed. Brasília : MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1996. 58 p. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 302 p. ISBN 9788532605085. Disponível em <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/foucault_vigiar_punir.pdf>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. SILVA, Magali Milene. A saúde mental e a fabricação da normalidade: Uma crítica aos excessos do ideal normalizador a partir das obras de Foucault e Canguilhem - Interação em Psicologia. 1. ed. Curitiba : Universidade de Federal do Paraná, 2008. 9 p. ISSN 19818076. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/8322>. Acesso em: 22 de Outubro de 2024. |