|
Código: BiSuEDF.501 |
Nome da disciplina: Atividade Física e Qualidade de Vida |
||
Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórico-Prática |
Natureza: Optativa |
|
Carga horária teórica: 15 h |
Carga horária prática: 15 h |
||
Ementa: Definição de conceitos como cultura corporal, atividade física, exercícios físicos, saúde, lazer e qualidade de vida. História do lazer e da Educação Física. Organização pessoal da saúde e do lazer. Vivência dos conteúdos da Educação Física. Estudo das capacidades físicas e habilidades. Consequências do envelhecimento humano, sedentarismo e inatividade. Aspectos biológicos, culturais e sociais da Atividade Física. Imagem Corporal, padrões de corpo e de beleza. Corpo e mídia. Transtornos Alimentares. Vivência de práticas corporais diversificadas. Conhecimentos sobre o corpo. |
|||
Objetivo(s): Objetivo Geral: Aplicar a conceitos que visem a reflexão sobre o corpo e as práticas corporais. Objetivos Específicos: Utilizar e experimentar práticas corporais diversificadas. Demonstrar capacidade de reflexão sobre o lazer e a qualidade de vida. Classificar os padrões de corpo e de beleza impostos pela sociedade e o discurso midiático. Implementar a prática do exercício físico e os benefícios da prática regular da atividade física. |
|||
Bibliografia básica: CADAMURO, Janieyre Scabio. Aspectos biológicos na educação física. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020. 81 p. ISBN 9786557450963. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5029311>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. CADAMURO, Janieyre Scabio. Aspectos das humanidades na educação física. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020. 69 p. ISBN 9786557450642. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5029312>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. VARA, Maria de Fátima Fernandes. Educação física e populações especiais. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2018. 248 p. ISBN 9788559727906. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5008126>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. |
|||
Bibliografia complementar: FINCK, Silvia Christina Madrid. A educação física e o esporte cotidiano: Saberes e formação. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. 192 p. ISBN 9788582120330. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5001692>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. OBER, Willian C.; BARTHOLOMEW, Edwin F.; NATH, Judi Lindsley; QUEIROZ, Luiz Cláudio; OLIVEIRA, Maria Silene de. Anatomia e fisiologia humana: Uma abordagem visual. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2014. 792 p. ISBN 9788543001135. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5001998>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. BARBANTI, Valdir J.. Dicionário de educação física e esporte. 3. ed. São Paulo: Manole, 2011. 496 p. ISBN 9788520431801. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5004367>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. SILVA, Marcos Ruiz da. Educação física. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. 68 p. ISBN 9788559721416. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5007809>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. FINCK, Silvia Christina Madrid. Educação física escolar: Saberes, práticas pedagógicas e formação. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. 324 p. ISBN 9788582128923. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5002730>. Acesso em: 31 de Outubro de 2024. |