Disciplinas Optativas
Código:
BiSuCOM.515
Nome da disciplina:
Programação para Dispositivos Móveis
Carga horária total:
60 h
Abordagem metodológica:
Prática
Natureza:
Optativa
Carga horária teórica:
Nenhuma
Carga horária prática:
60 h
Ementa:
Introdução à programação para dispositivos móveis. Limitações dos dispositivos móveis. Sistemas operacionais para dispositivos móveis. Ambientes de desenvolvimento e emuladores de dispositivos móveis. Linguagens e bibliotecas disponíveis para dispositivos móveis. Interface gráfica em dispositivos móveis. Armazenamento de dados persistentes.
Objetivo(s):

Objetivo Geral:
Criar aplicativos para dispositivos móveis usando ferramentas próprias e seguindo metodologias profissionais de desenvolvimento de software.

Objetivos Específicos:
Comparar o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis em diferentes plataformas. Elaborar documentação para desenvolvimento de aplicativos, bem como manuais de uso. Prototipar aplicativos para dispositivos móveis. Produzir aplicativos para dispositivos móveis.
Bibliografia básica:

SOUZA, João Nunes de. Lógica para ciência da computação: Uma introdução concisa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 220 p. ISBN 9788535229615. Acervo: 005.1 S726l.

DEITEL, Paul J.; WALD, Alexander. Android 6 para programadores: Uma abordagem baseada em aplicativos. 3. ed. : Bookman, 2016. 422 p. ISBN 9788582604113. Acervo: 005 D325a 2016.

MEDNIEKS, Zigurd. Programando o android. 2. ed. : Novatec, 2013. 576 p. ISBN 9788575223369. Acervo: 005 P963.

Bibliografia complementar:

SEBESTA, Robert W.. Conceitos de Linguagens de Programação. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 792 p. ISBN 9788577807918. Acervo: 005.13 S443c.

SANTOS, Rafael. Introdução à programação orientada a objetos usando Java. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 319 p. ISBN 9788535212068. Acervo: 005.13 S237i.

ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Sham. Sistemas de banco de dados. 7. ed. São Paulo: Person, 2018. 1126 p. ISBN 9788543025001. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5015811>. Acesso em: 18 de Setembro de 2024.

ABLESON, W. Frank; KRASZCZUK, Eduardo; FURMANKIEWICZ, Edson. Android em ação. 3. ed. : Elsevier, 2012. 622 p. ISBN 9788535248098. Acervo: 005 A574 .

LECHETA, Ricardo R.. Google Android para tablets: Aprenda a desenvolver aplicações para o Android - de smartphones a tablets. 1. ed. : Novatec, 2012. 448 p. ISBN 9788575222928. Acervo: 005 L459g.

LECHETA, Ricardo R.. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2. ed. : Novatec, 2010. 608 p. ISBN 9788575222447 . Acervo: 005 L459g.