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8° período | |||
Código: BiSuCOM.536 |
Nome da disciplina: Processamento Digital de Imagens |
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Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórico-Prática |
Natureza: Obrigatória |
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Carga horária teórica: 20 h |
Carga horária prática: 10 h |
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Ementa: Fundamentos do Processamento Digital de Imagens. Conceitos de imagem digital. Operações. Transformações. Filtragem. Cores. Segmentação. Representação, descrição e extração de características. Texturas. Compressão. Conceitos introdutórios em técnicas clássicas de reconhecimento de objetos. |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Avaliar a capacidade do aluno na seleção e aplicação de técnicas fundamentais de Processamento Digital de Imagens para resolução de problemas que se beneficiem da manipulação de imagens quando representadas computacionalmente. Objetivos Específicos: Delimitar os conceitos fundamentais do processamento digital de imagens, incluindo a natureza e a estrutura das imagens digitais. Estimar o impacto de operações e transformações básicas em diferentes contextos de imagem. Selecionar técnicas de filtragem adequadas para realçar ou modificar características específicas das imagens. Justificar a escolha de métodos de filtragem e segmentação com base em suas eficácias para diferentes aplicações práticas. Comparar diferentes abordagens para a representação, descrição e extração de características para otimizar o reconhecimento e a análise de imagens. Explicar os fundamentos do processamento de cores e suas implicações na qualidade visual e na interpretação das imagens. Defender estratégias de compressão que equilibrem eficiência e preservação da qualidade. Explorar conceitos introdutórios de técnicas clássicas de reconhecimento de objetos para juntamente com as técnicas aprendidas resolver problemas do mundo real envolvendo imagens. |
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Bibliografia básica: GONZALEZ, Rafael C.. Processamento Digital de Imagens. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2010. 624 p. ISBN 9788576054016. Acervo: 621.367 G643p. FILHO, Ogê Marques; NETO, Hugo Vieira. Processamento Digital de Imagens. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 1999. 331 p. ISBN 8574520098. Disponível em <https://www.ogemarques.com/wp-content/uploads/2014/11/pdi99.pdf>. Acesso em: 11 de Outubro de 2024. Open Source Vision Foundation. The OpenCV Reference Manual. 2. ed. : Open Source Vision Foundation, 2011. 553 p. Disponível em <https://www.opencv.org.cn/opencvdoc/2.3.1/opencv2refman.pdf>. Acesso em: 11 de Outubro de 2024. |
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Bibliografia complementar: BRITO, Allan. Blender 3D: Jogos e animações interativas. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2011. 365 p. ISBN 9788575222805. Acervo: 006.696 B862b. SCHWARTZ, William Robson. Análise de Imagens Digitais: Princípios, algoritmos e aplicações. 1. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008. 508 p. ISBN 9788522105953. Acervo: 621.367 P371a. AMMERAAL, L.. Computação Gráfica para Programadores JAVA. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 217 p. ISBN 9788521616290. Acervo: 006.6 A518c. IBGE. Introdução ao Processamento Digital de Imagens. 1. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2001. 94 p. ISSN 01039598. Disponível em <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv780.pdf>. Acesso em: 11 de Outubro de 2024. FERREIRA, Tiago; RASBAND, Wayne. ImageJ User Guide. 1. ed. : Imaging Software Fellow, 2024. 198 p. Disponível em <https://imagej.net/ij/docs/guide/user-guide.pdf>. Acesso em: 11 de Outubro de 2024. |