Disciplinas Obrigatórias
8° período
Código:
BiSuCOM.520
Nome da disciplina:
Informática e Sociedade
Carga horária total:
30 h
Abordagem metodológica:
Teórica
Natureza:
Obrigatória
Carga horária teórica:
30 h
Carga horária prática:
Nenhuma
Ementa:
Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais de Computação. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. Mercado de trabalho. Aplicações da Computação: educação, medicina e outros. Previsões de evolução da Computação. Os efeitos positivos e negativos da tecnologia. Segurança e privacidade. O papel da internet na ampliação do acesso à informação pela sociedade. Grandes desafios da pesquisa em computação no Brasil pela SBC. e-Gov, transparência pública e open data. Assimetria da informação. Estudo e análise de assuntos atuais relacionados com a disciplina.

Objetivo(s):

Objetivo Geral:

Aplicar conhecimentos sobre os impactos das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, empresas e governos.

Objetivos Específicos:

Classificar os fatores globais que influenciam o desenvolvimento da Informática, bem como classificar os impactos econômicos, tecnológicos, sociais e culturais dessa atividade; Classificar o relacionamento do uso de tecnologias digitais com mudanças em modelos de negócios empresariais; Classificar as diversas possibilidades de aplicação das tecnologias digitais em campos como saúde, educação, dentre outros; Classificar o papel da internet na ampliação do acesso à informação; Classificar os impactos positivos e negativos que surgirão a partir da adoção em massa de tecnologias digitais; Classificar os principais desafios da pesquisa em computação no Brasil; Classificar estratégias tecnológicas adotadas por órgãos públicos brasileiros; Classificar o impacto da assimetria da informação no mercado tecnológico moderno.

Bibliografia básica:

FOROUZAN, Behrouz; MOSHARRAF, Firouz.. Fundamentos da Ciência da Computação. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 560 p. ISBN 9788522110537. Acervo: 72339.

BARGER, Robert.. Ética na computação: Uma abordagem baseada em casos. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 226 p. ISBN 9788521617761. Acervo: 70560.

TAMER, Maurício.. LGPD Comentada: Artigo por artigo. 3. ed. São Paulo: Rideel, 2024. 294 p. ISBN 9788533961623. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

Bibliografia complementar:

FEDELI, Ricardo Daniel. Introdução à ciência da computação. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 250 p. ISBN 9788522108459. Acervo: 004.07 F292i.

DIVERIO, Tiarajú Asmuz; MENEZES, Paulo Blauth. Teoria da computação: Máquinas universais e computabilidade . 3. ed. : Bookman, 2011. 288 p. ISBN 9788577808243. Acervo: 004 D618t.

MARÇULA. Marcelo; BENINI FILHO, Pio Armando.. Informática: Conceitos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Érica, 2013. 406 p. ISBN 9788536500539. Acervo: 69775.

MARTINO, Luís.. Teoria das mídias digitais: Linguagens, ambientes e redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. 294 p. ISBN 9788532647405. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/123434>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

PAESANI, Liliana Minardi. Direito de informática: Comercialização e desenvolvimento internacional do software. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 128 p. ISBN 9788522498116. Acervo: 340.0285 P126d.