Disciplinas Obrigatórias
7° período
Código:
BiSuCOM.517
Nome da disciplina:
Gestão da Inovação
Carga horária total:
30 h
Abordagem metodológica:
Teórica
Natureza:
Obrigatória
Carga horária teórica:
30 h
Carga horária prática:
Nenhuma
Ementa:
Definição e conceitos da Gestão da Inovação. Invenção versus inovação. A criatividade e a ideação como fatores determinantes da inovação. As condições capacitadoras para a criação de um ambiente organizacional propício à inovação. Principais tipologias sobre inovação. A dinâmica e as características do processo de inovação. Fatores condicionantes de difusão da inovação. Inovação no ambiente organizacional. Mensuração da inovação. Inovação aberta e cocriação. Sistemas locais e nacionais de inovação. Empreendedorismo.

Objetivo(s):

Objetivo Geral:

Compreender o que é inovação e sua importância na estratégia organizacional.

Objetivos Específicos:

Explicar as estratégias para gerenciar a inovação nas corporações. Relacionar a inovação com o ambiente tecnológico. Explicar o que é inovação, invenção e patente. Utilizar estratégias de fomento à inovação. Converter projetos inovadores em empreendimentos.

Bibliografia básica:

POSSOLLI, Gabriela Eyng. Gestão da inovação e do conhecimento. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2012. 172 p. ISBN 978-85-65704-24-3. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/6013>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

FERRARI, Roberto. Empreendedorismo para computação: Criando negócios de tecnologia. 1. ed. São Paulo: Elsevier, 2009. 164 p. ISBN 9788535234176. Acervo: 658.4063 F375e.

MENDES, Dayse. Gestão da inovação e tecnologia. 1. ed. Curitiba: Contentus, 2020. 121 p. ISBN 978-65-5745-202-8. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/184431>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

Bibliografia complementar:

MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Para compreender os ecossistemas de inovação. 1. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 47 p. ISBN 978655378040-8. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/203136>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

FILHO, Ivam Galvão. Criatividade e inovação: Entre na era das startups. 1. ed. São Paulo: Casa do Código, 2020. 13 p. ISBN 978-85-7254-058-2. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/212976>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

GIGLIO, Zula Garcia; WECHSLER, Solange Muglia; BRAGOTTO, Denise (orgs.). Da criatividade à inovação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2016. 206 p. ISBN 978-85-449-0163-2. Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/38875>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

ORTIZ; Felipe Chibás. Criatividade, inovação e empreendedorismo: Startups e empresas digitais na economia criativa. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2021. 30 p. ISBN 9786588868096 . Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/205323>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

BESWICK, Cris; BISHOP, Derek; GERAGHTY, Jo. Inovação: Como implementar uma cultura de inovação na sua empresa e prosperar . 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Business, 2023. 290 p. ISBN 9786559282548 . Disponível em <https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/209294>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.