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3° período | |||
Código: BiTiCOM.910 |
Nome da disciplina: Experiências Profissionais Integradas III |
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Carga horária total: 90 h |
Abordagem metodológica: Prática |
Natureza: Obrigatória |
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Carga horária teórica: Nenhuma |
Carga horária prática: 90 h |
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Ementa: Experimentação e aplicação prática de tecnologias da informação em diferentes contextos. Desenvolvimento de projetos integradores, pesquisas e atividades em laboratório, oficinas e/ou visitas técnicas. Análise e reflexão sobre a prática profissional do técnico em informática, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e socioemocionais essenciais para o mercado de trabalho. |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Aplicar os conhecimentos teóricos de informática em atividades práticas, como o desenvolvimento de projetos, realização de experimentos e participação em oficinas, promovendo a integração entre teoria e prática. Explorar diferentes tecnologias e ferramentas da área de informática, experimentando suas funcionalidades e aplicações em diversos contextos, ampliando a compreensão técnica e prática. Desenvolver projetos integradores que combinem múltiplos conhecimentos das áreas técnica e propedêutica, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e a inovação. Realizar visitas técnicas a empresas e instituições que utilizam tecnologias da informação, observando a prática profissional e as diferentes áreas de atuação do técnico em informática. Participar de simulações e dinâmicas que reproduzam situações reais do mercado de trabalho, aprimorando habilidades de comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão. Elaborar relatórios técnicos e apresentações sobre as atividades desenvolvidas, documentando as experiências e compartilhando os resultados com a comunidade escolar. Analisar criticamente a prática profissional do técnico em informática, refletindo sobre os desafios, responsabilidades e perspectivas da área, desenvolvendo uma visão ética e crítica. Desenvolver habilidades de pesquisa e investigação, buscando informações e conhecimentos relevantes para a realização das atividades práticas, promovendo a autonomia intelectual. Construir portfólios que documentem os projetos e experiências profissionais ao longo do curso, evidenciando as competências técnicas e práticas desenvolvidas. |
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Bibliografia básica: |
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Bibliografia complementar: |