|
3° período | |||
Código: BiTiLET.032 |
Nome da disciplina: Língua Estrangeira II |
||
Carga horária total: 60 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Obrigatória |
|
Carga horária teórica: 60 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
||
Ementa: Apresentação de estratégias de leitura e compreensão de textos; Caracterização dos tempos verbais; Caracterização das classes gramaticais; Caracterização e diferenciação dos componentes léxicos e sistêmicos da Língua Inglesa; Instrumentalização da Língua Inglesa; Conhecimento da Cultura Americana e Britânica; Explicitação superficial das diferenças entre Inglês Britânico e Inglês americano; Gênero e organização textual: construção da Coerência e diferenciação dos tipos de textos (jornalísticos, anúncios, receitas, bulas de remédios, manuais de instrução, etc.) Construção da coesão: elos gramaticais e alôs lexicais; Articulação textual: causa-efeito, comparação-contraste; Habilidades básicas de leitura, interpretação, compreensão escrita e oral, redação e de audição. Introdução às habilidades essenciais necessárias para a utilização da Língua estrangeira: Listening, speaking, writing, reading and comprehension, com maior ênfase em reading and comprehension. Abordagem das diversas formas de discurso, visando ao desenvolvimento da capacidade de comunicação prática em Língua Inglesa, como um instrumento de acesso à informação. |
|||
Objetivo(s): Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Proporcionar ao aluno possibilidades de comunicação, capacitando-o a enviar e receber mensagens em língua estrangeira, habilitando-a a reconhecer nas formas falada e escrita da língua as principais ideias e conteúdo da mensagem; Fazer com que o aluno reconheça e assimile as estruturas típicas de cada discurso, para poder usá-las criativamente na manifestação do seu pensamento; Possibilitar o contato do estudante com o universo e a cultura que a língua estrangeira representa, possibilitando analogias e diferenciações enriquecedoras de sua experiência; Tornar possível a utilização prática da Língua Estrangeira, compreendendo-a como instrumento necessário dentro da realidade do aluno como cidadão e percebendo-a como ferramenta que lhe possibilita ampliar suas oportunidades profissionais; Desenvolver no aluno a capacidade de reconhecer as quatro habilidades básicas da Língua Estrangeira: “reading, speaking, listening and writing”, focando na leitura e compreensão de textos; Formar um aluno crítico, reflexivo, criativo e participativo. |
|||
Bibliografia básica: |
|||
Bibliografia complementar: |