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1° período | |||
Código: |
Nome da disciplina: UCP Análise e Construção do Conhecimento |
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Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Obrigatória |
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Carga horária teórica: 30 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
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Ementa: Análise crítica e comparativa de diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com foco na compreensão e reflexão sobre processos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. Compreensão e reflexão sobre ideias filosóficas. Desenvolvimento de habilidades de interpretação, comparação e construção do conhecimento a partir de múltiplas perspectivas.(Filosofia e Sociologia ou História/ Programação) |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Compreender e analisar criticamente o desenvolvimento histórico da informática e sua influência nos processos sociais, culturais, políticos e econômicos, aplicando princípios de análise crítica e comparativa de fontes e narrativas ao processo de criação de soluções tecnológicas. Refletir sobre o papel da tecnologia na sociedade contemporânea, desenvolvendo sistemas informacionais inclusivos que considerem múltiplas perspectivas históricas e culturais. Objetivos Específicos: Identificar as principais fontes e narrativas históricas que contribuíram para a construção do conhecimento em informática, reconhecendo a diversidade de linguagens e perspectivas. Relacionar o desenvolvimento da informática com processos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, contextualizando a evolução tecnológica em diferentes épocas e sociedades. Comparar diferentes perspectivas sobre o impacto da informática na sociedade, analisando criticamente as implicações éticas, sociais e culturais das tecnologias da informação e comunicação. Esquematizar o fluxo de análise e projeto de sistemas, considerando a diversidade de narrativas e informações coletadas em diferentes contextos. Demonstrar a aplicação de múltiplas perspectivas filosóficas e culturais na criação de projetos de sistemas informacionais inclusivos e acessíveis. Desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação, análise crítica e comunicação, integrando os conhecimentos técnicos de informática com as dimensões histórica, social e cultural. Comparar diferentes abordagens de desenvolvimento de sistemas, com foco na adaptação a cenários variados e nas necessidades específicas de diferentes grupos sociais. Utilizar diferentes fontes de informação, como livros, artigos, documentos, imagens e vídeos, para construir narrativas sobre a história da informática e sua relação com outras áreas do conhecimento. |
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Bibliografia básica: |
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Bibliografia complementar: |