Disciplinas Optativas
Código:
BiSuALM.541
Nome da disciplina:
Pesquisa e Análise de Dados com Consumidores
Carga horária total:
45 h
Abordagem metodológica:
Teórico-Prática
Natureza:
Optativa
Carga horária teórica:
15 h
Carga horária prática:
30 h
Ementa:
Comportamento do consumidor de alimentos. Metodologias para estudo do comportamento e da percepção do consumidor de alimentos. Coleta de dados e pesquisa mercadológica com consumidores. Segmentação de mercado e público-alvo. Aspectos legais e éticos na coleta e análise de dados do consumidor. Aplicação de técnicas estatísticas na análise de dados do comportamento do consumidor de alimentos. Tendências e inovações no estudo do comportamento do consumidor.
Objetivo(s):

Objetivo Geral:
Analisar as estratégias de monitoramento do comportamento do consumidor de alimentos, abordando as ferramentas de coleta de dados, e a aplicação de técnicas estatísticas na análise de dados e na obtenção de respostas para o processo de decisão.

Objetivos Específicos:
Entender o comportamento, as percepções e o processo de decisão do consumidor de alimentos; Conhecer os fundamentos e a lógica da pesquisa de mercado; Conhecer as metodologias para estudo do comportamento e percepção do consumidor de alimentos; Discutir a aplicação de técnicas estatísticas para análise de dados de pesquisa de mercado com consumidores.
Bibliografia básica:

MINIM, Valéria Paula Rodrigues; . Análise sensorial : estudos com consumidores. 3. ed. Viçosa: Editora UFV, 2013. 332 p. ISBN 9788572694711. Acervo: 664.072 A532 2013.

KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2015. 780 p. ISBN 9788543004471. Acervo: 658.8 K87p 2015 .

FOGGETTI, Cristiano. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2019. 179 p. ISBN 9788570160508. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5020928/>. Acesso em: 21 de Outubro de 2024.

Bibliografia complementar:

JELIHOVSCHI, Enio. Análise exploratória de dados usando o R. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2013. 85 p. ISBN 9788574553702. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/106298>. Acesso em: 21 de Outubro de 2024.

SIMONSON, Itamar; CARMON, Ziv; DHAR, Ravi; DROLET, Aimee. Consumer research: In search of identity. 1. ed. : Annual Review of Psychology, 2001. 26 p. DOI 10.1146/annurev.psych.52.1.249. Disponível em <10.1146/annurev.psych.52.1.249>. Acesso em: 21 de Outubro de 2024.

DIAGOURTAS, Georgios; KOUNETAS, Kostas Elias; SIMAKI, Vasiliki. Consumer attitudes and sociodemographic profiles in purchasing organic food products: evidence from a Greek and Swedish survey. 1. ed. : British Food Journal, 2022. 16 p. DOI 10.1108/BFJ-03-2022-0196. Disponível em <https://doi.org/>. Acesso em: 21 de Outubro de 2024.

OLIVEIRA, Alessandro Silva de; SOUKI, Gustavo Quiroga; BORGER, Richardson Coimbra; VILAS BOAS, Luiz Henrique de Barros; NACIF, Carolina Oliveira. Comportamento do consumidor de alimentos orgânicos: um estudo baseado nas relações entre atributos-consequências-valores, avaliação pré-compra e intenção de compra. 1. ed. : Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia, 2022. 19 p. Disponível em <https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/17311>. Acesso em: 21 de Outubro de 2024.

MAGALHÃES, Marcos Nascimento. Noções de probabilidade e estatística. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 390 p. ISBN 9788531406775. Acervo: 519.2 M188n .