Disciplinas Optativas
Código:
BiSuHSF.500
Nome da disciplina:
Ensino de Libras
Carga horária total:
30 h
Abordagem metodológica:
Teórica
Natureza:
Optativa
Carga horária teórica:
30 h
Carga horária prática:
Nenhuma
Ementa:
Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS: noções básicas de fonologia, de morfologia e de sintaxe. Estudos do léxico da LIBRAS. Noções de variação. Praticar a língua.
Objetivo(s):

Objetivo Geral:
Compreender os conceitos básicos do estudo da Língua de Sinais, necessários ao estudo da mesma e à comunicação com o Surdo.

Objetivos Específicos:
Conhecer a Língua de Sinais Brasileira e a constituição linguística do sujeito Surdo. Aprender noções básicas de fonologia, morfologia e morfossintaxe da LIBRAS. Praticar a LIBRAS.
Bibliografia básica:

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. . Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. 1. ed. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2004. 221 p. ISBN 9788536303086. Acervo: 65466.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: Com os pingos nos "is". 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. 176 p. ISBN 9788587063885. Acervo: 90947.

SOUZA, Tanya Amara Felipe.. Libras em contexto: Curso básico - Livro do estudante. 8. ed. Brasília: WalPrint Gráfica e Editora, 2007. 187 p. ISBN 8599091018. Disponível em <https://encurtador.com.br/CNRkl>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

Bibliografia complementar:

ALMEIDA, Elizabeth Crepaldi de. (et al). Atividades Ilustradas em Sinais da Libras. 1. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 241 p. ISBN 8573098066. Acervo: 59857.

SILVA, Ivani Rodrigues; KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria. (orgs). Cidadania, Surdez e Linguagem: Desafios e realidades. 3. ed. São Paulo: Plexus, 2003. 247 p. ISBN 9788585689735. Acervo: 59973.

HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes E.. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: Desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. 1. ed. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. 352 p. ISBN 9788538014218. Acervo: 65780.

QUADROS, Ronice Muller de.. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2004. 94 p. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 25 de Outubro de 2024.

BRASIL, Ministério da Educação . Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 1. ed. Brasília: MEC - Secretaria de Educação Especial, 2006. 116 p. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunossurdos.pdf>. Acesso em: 25 de Outubro de 2024.