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8° período | |||
Código: BiSuALM.504 |
Nome da disciplina: Desenvolvimento de Novos Produtos |
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Carga horária total: 45 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Obrigatória |
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Carga horária teórica: 45 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
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Ementa: Definição, caracterização e importância de novos produtos; Inovação e desenvolvimento de novos produtos na área da Engenharia de Alimentos; Propriedade industrial; Fases para lançamento de novos produtos; técnicas utilizadas no desenvolvimento de novos produtos; Ciclo de vida do produto; Marketing para o desenvolvimento de produtos; Análise de expectativas do mercado e comportamento do consumidor; Riscos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos; Registro de um novo produto: legislação, procedimentos, órgãos competentes; Desenvolvimento experimental de um novo produto. |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Estimular o aluno a desenvolver uma visão crítica e sistemática no planejamento de novos produtos aplicados à engenharia de alimentos a fim de compreender os meios de controle da sua inserção no mercado. Objetivos Específicos: ompreender o conceito e a concepção de produto; Analisar e discutir a importância do desenvolvimento de novos produtos; Entender sobre inovação na área de alimentos e propriedade industrial relacionada ao produto; Aplicar as metodologias que envolvem o desenvolvimento de um novo produto; Conhecer as etapas de produção e lançamento do produto; Compreender a importância do conhecimento do mercado para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios e sua relação com o consumidor; Analisar e discutir a aplicabilidade das estratégias de marketing na indústria de alimentos; Elaborar projetos de novos produtos alimentícios; Aprender as questões legais e órgãos competentes para o registro de produtos. |
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Bibliografia básica: |
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Bibliografia complementar: |