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5° período | |||
Código: BiSuGST.519 |
Nome da disciplina: Fundamentos de Administração |
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Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Obrigatória |
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Carga horária teórica: 30 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
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Ementa: Introdução à Administração e às Organizações. Evolução histórica do pensamento administrativo. Principais teorias da Administração.Eficiência, Eficácia e Efetividade. Funções da Administração: Planejamento, organização, direção e controle. Áreas funcionais da Administração: Marketing, P&D, Recursos Humanos e Finanças. Introdução aos conceitos de empreendedorismo bem como sua evolução histórica. O processo empreendedor. A importância do empreendedor para o desenvolvimento econômico e social do país. Introdução aos conceitos de Plano de Negócios e sua estruturação. |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Compreender a importância da administração para as organizações a partir de uma análise crítica do ambiente de trabalho. Aplicar os conhecimentos adquiridos capacitando os alunos a tomarem decisões mais assertivas no mundo corporativo. Desenvolver uma atitude pró-ativa e empreendedora em sua vida pessoal e profissional. Objetivos Específicos: Relacionar a teoria aprendida em sala de aula com as atividades rotineiras de uma organização; Demonstrar a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento de um país; Converter o conhecimento das teorias administrativas em decisões mais assertivas dentro das organizações; Utilizar as ferramentas administrativas no processo de tomada de decisões; Associar o comportamento empreendedor com a inovação, a criatividade e o conhecimento. Demonstrar a importância de cada uma das áreas da organização e o impacto delas no sistema. |
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Bibliografia básica: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: Da revolução urbana à revolução digital . 7. ed. São Paulo : Atlas , 2012. 480 p. ISBN 9788522469680. Acervo: 658 M464t. CHIAVENATO, Idalberto.. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. São Paulo; Barueri: Manole, 2015. 392 p. ISBN 9788520436691. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5003359>. Acesso em: 10 de Outubro de 2024. MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração para empreendedores: Fundamentos da criação e gestão de novos negócios. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2011. 224 p. ISBN 9788576058762. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5001642>. Acesso em: 11 de Outubro de 2024. |
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Bibliografia complementar: ARAUJO, Luis Cesar G. de. Teoria geral da administração: Aplicação e resultados nas empresas brasileiras. 2. ed. São Paulo : Atlas , 2014. 285 p. ISBN 9788522491261. Acervo: 658 A658t . DORNELAS, José Carlos Assis. . Empreendedorismo : Transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Atlas , 2016. 267 p. ISBN 9788597003932. Acervo: 658.4063 D713e. CAVALCANTI, Glauco. Empreendedorismo: Decolando para o futuro - As lições do vôo livre aplicadas ao mundo corporativo. 1. ed. Rio de Janeiro: SEBRAE, 2012. 152 p. ISBN 9788535252132. Acervo: 658.4063 C376e. LARA, Luiz Gustavo Alves de. Administração, Sistemas e Ambientes. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2019. 270 p. ISBN 9788559729603. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5016819>. Acesso em: 11 de Outubro de 2024. MANHÃES, Mário. Teoria geral e administração avançada. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. 174 p. ISBN 9788571933187. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5008662>. Acesso em: 11 de Outubro de 2024. |