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1° período | |||
Código: BiSuPRI.500 |
Nome da disciplina: Comportamento Humano nas Organizações |
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Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Obrigatória |
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Carga horária teórica: 30 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
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Ementa: O indivíduo e a organização. As diferenças individuais (aspectos psicológicos, éticos da diversidade nas organizações). Fundamentos do comportamento grupal e o trabalho em equipe. A comunicação interpessoal e organizacional. Os conflitos nas organizações. A motivação e a liderança. A preparação para a inserção no mundo do trabalho ( currículo; entrevista). |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Fornecer conhecimentos teóricos que possibilite o entendimento das relações interpessoais e grupais nas organizações, proporcionando o desenvolvimento de atividades no campo da atuação dos estudantes. Objetivos Específicos: Conceituar a relação interpessoal e profissional Conhecer os aspectos psicológicos, éticos e legais da diversidade nas organizações (grupos étnicos; portadores de deficiência, mulheres, etc) Identificar a importância das pessoas dos diversos grupos que compõe a organização e compreender a diversidade organizacional como um fator que agrega valor à mesma. Identificar a comunicação como fator fundamental para as relações interpessoais no trabalho Saber analisar e discernir eticamente as diferentes situações de conflito que possam apresentar-se na organização e implementar formas eficazes de gestão das mesmas. Desenvolver habilidades e estratégias importantes para o exercício da liderança e formação de equipes nas organizações. Instrumentalizar o estudante com técnicas que possam ser aplicadas para aprimorar o exercício profissional nos grupos de trabalho. |
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Bibliografia básica: MORIN, Estelle M.; AUBÉ, Caroline. Psicologia e Gestão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 393 p. ISBN 9788522454334. Acervo: 658.0019 M858p. MINICUCCI, A. Relações humanas: Psicologia das Relações Interpessoais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 240 p. ISBN 9788522429844. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/12610/>. Acesso em: 27 de Outubro de 2024. FLEURY, M.T.; LIMONGI-FRNAÇA, Ana Cristina [et al.].. As pessoas na organização. 12. ed. São Paulo: Gente, 2002. 306 p. ISBN 9788573123661. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/54204/>. Acesso em: 27 de Outubro de 2024. |
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Bibliografia complementar: ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2014. 496 p. ISBN 9788543004488. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5003009>. Acesso em: 25 de Outubro de 2024. MOSCOVICI, Fela. Equipes que dão certo: A multiplicação do talento humano. 13. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. 240 p. ISBN 9788503005241. Acervo: 658.3 M895e 2010. BOEDICH, James L.; BUONO, Anthony F.. Elementos do comportamento organizacional . 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 1992. 305 p. ISBN 8521111936. Acervo: 658 B785e. SPECTOR, Paul E.. Psicologia nas organizações . 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 640 p. ISBN 9788502085312. Acervo: 658.0019 S741p . ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE; Jairo Eduardo; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil . 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014. 615 p. ISBN 9788582710845. Acervo: 159.9:658 P974 . |