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Código: BiSuCOM.534 |
Nome da disciplina: Padrões de Projeto |
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Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórico-Prática |
Natureza: Optativa |
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Carga horária teórica: 20 h |
Carga horária prática: 10 h |
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Ementa: Introdução, importância e histórico dos Padrões de Projeto. Conceitos de Programação Orientada a objetos aplicados aos Padrões de Projeto. Princípios SOLID. Catálogo de Padrões de Projeto GoF. Padrões de projeto criacionais. Padrões de projeto estruturais. Padrões de projeto comportamentais. |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Avaliar e aplicar padrões de projeto com o objetivo de criar software reutilizável, legível e com alta manutenabilidade. Objetivos Específicos: Delimitar contextos adequados para a utilização de padrões de projeto. Selecionar padrões de projeto apropriados para diversas situações no desenvolvimento de código orientado a objetos. Implementar padrões de projeto empregando linguagens de programação que suportem orientação a objetos. Modificar código legado por meio de refatoração, introduzindo padrões de projeto para aprimorar a manutenabilidade e a legibilidade. Idear e desenhar soluções em código orientado a objetos antes de proceder com sua implementação. Analisar e explicar arquiteturas de software otimizadas ou alterações relevantes que envolvam o uso de padrões de projeto. Classificar e diferenciar os padrões de projeto clássicos conforme catálogo GoF. |
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Bibliografia básica: TERUEL, Evandro Carlos. Arquitetura de sistemas para web com Java utilizando design patterns e frameworks. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2012. 543 p. ISBN 9788539902217. Acervo: 005.13 T332a. FREEMAN, Elisabeth; SIERRA, Kathy; BATES, Bert; GONÇALVES, Andrezza;. SOARES, Marcelo; CONTI, Pedro César de. Use a cabeça!: Padrões de Projeto. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 478 p. ISBN 9788576081746. Acervo: 005.1 F855u 2009. SILVA, Alex de Araújo. Metodologia e projeto de software orientados a objetos: Modelando, projetando e desenvolvendo sistemas com UML e componentes distribuídos. 1. ed. São Paulo: Érica, 2003. 230 p. ISBN 8571949786. Acervo: 005.117 S586m. |
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Bibliografia complementar: GAMMA, Erich; SALGADO, Luiz A. Meireilles. Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 364 p. ISBN 9788573076103. Acervo: 005.1 P124 2000. LARMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões: Uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. 695 p. ISBN 9788560031528. Acervo: 005.13 L324u 2007. SHALLOWAY, Alan. Explicando Padrões de Projeto: Uma nova perspectiva em projeto orientado a objeto. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 328 p. ISBN 8536304030. Acervo: 005.117 S528e. MARINESCU, Floyd. Padrões de Projeto EJB: Padrões avançados, processos e idiomas. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 220 p. ISBN 9788536303048. Acervo: 005.1 M338p 2004. WAZLAWICK, Raul Sidney. Análise e projeto de sistemas de informação orientado a objetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 330 p. ISBN 8535215646. Acervo: 005.117 W111a. |