Disciplinas Optativas
Código:
BiSuCOM.534
Nome da disciplina:
Padrões de Projeto
Carga horária total:
30 h
Abordagem metodológica:
Teórico-Prática
Natureza:
Optativa
Carga horária teórica:
20 h
Carga horária prática:
10 h
Ementa:
Introdução, importância e histórico dos Padrões de Projeto. Conceitos de Programação Orientada a objetos aplicados aos Padrões de Projeto. Princípios SOLID. Catálogo de Padrões de Projeto GoF. Padrões de projeto criacionais. Padrões de projeto estruturais. Padrões de projeto comportamentais.
Objetivo(s):

Objetivo Geral:
Avaliar e aplicar padrões de projeto com o objetivo de criar software reutilizável, legível e com alta manutenabilidade.

Objetivos Específicos:
Delimitar contextos adequados para a utilização de padrões de projeto. Selecionar padrões de projeto apropriados para diversas situações no desenvolvimento de código orientado a objetos. Implementar padrões de projeto empregando linguagens de programação que suportem orientação a objetos. Modificar código legado por meio de refatoração, introduzindo padrões de projeto para aprimorar a manutenabilidade e a legibilidade. Idear e desenhar soluções em código orientado a objetos antes de proceder com sua implementação. Analisar e explicar arquiteturas de software otimizadas ou alterações relevantes que envolvam o uso de padrões de projeto. Classificar e diferenciar os padrões de projeto clássicos conforme catálogo GoF.
Bibliografia básica:

TERUEL, Evandro Carlos. Arquitetura de sistemas para web com Java utilizando design patterns e frameworks. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2012. 543 p. ISBN 9788539902217. Acervo: 005.13 T332a.

FREEMAN, Elisabeth; SIERRA, Kathy; BATES, Bert; GONÇALVES, Andrezza;. SOARES, Marcelo; CONTI, Pedro César de. Use a cabeça!: Padrões de Projeto. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 478 p. ISBN 9788576081746. Acervo: 005.1 F855u 2009.

SILVA, Alex de Araújo. Metodologia e projeto de software orientados a objetos: Modelando, projetando e desenvolvendo sistemas com UML e componentes distribuídos. 1. ed. São Paulo: Érica, 2003. 230 p. ISBN 8571949786. Acervo: 005.117 S586m.

Bibliografia complementar:

GAMMA, Erich; SALGADO, Luiz A. Meireilles. Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 364 p. ISBN 9788573076103. Acervo: 005.1 P124 2000.

LARMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões: Uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. 695 p. ISBN 9788560031528. Acervo: 005.13 L324u 2007.

SHALLOWAY, Alan. Explicando Padrões de Projeto: Uma nova perspectiva em projeto orientado a objeto. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 328 p. ISBN 8536304030. Acervo: 005.117 S528e.

MARINESCU, Floyd. Padrões de Projeto EJB: Padrões avançados, processos e idiomas. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 220 p. ISBN 9788536303048. Acervo: 005.1 M338p 2004.

WAZLAWICK, Raul Sidney. Análise e projeto de sistemas de informação orientado a objetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 330 p. ISBN 8535215646. Acervo: 005.117 W111a.