Disciplinas Obrigatórias
4° período
Código:
BiSuQUI.100
Nome da disciplina:
Físico-Química
Carga horária total:
50 h
Abordagem metodológica:
Teórica
Natureza:
Obrigatória
Carga horária teórica:
50 h
Carga horária prática:
Nenhuma
Ementa:
Sistemas físico-químicos. Termoquímica. Teoria Cinética dos Gases. Gases Ideais. Gases Reais. Cinética química: introdução, velocidade de reação e suas leis, aquisição e tratamento de dados cinéticos, teorias de velocidade de reação, reações catalisadas. Eletroquímica: introdução, íons em solução, termodinâmica eletroquímica, noções sobre estrutura de interfases carregadas, e cinética eletroquímica. Capacidade Calorífica. A Primeira Lei da Termodinâmica. A Segunda Lei da Termodinâmica: Entropia. A Terceira Lei da Termodinâmica: Entropias da terceira lei. Termodinâmica de fases condensadas: aplicações da primeira e segunda lei da Termodinâmica a fases condensadas.

Objetivo(s):

Objetivo Geral:

Reconhecer os fundamentos físico-químicos aplicados no Curso de Física. Conhecer e correlacionar os princípios, métodos e técnicas de análise físico-química. Estabelecer relações entre as propriedades físicas e químicas da matéria, através da combinação de duas ciências: a física (onde se destacam áreas como a termodinâmica e a mecânica quântica) e a química. Desenvolver capacidade para o conhecimento de importantes áreas de estudo que incluem termoquímica, cinética química, introdução à química quântica e eletroquímica, que trata do estudo da eletrólise, de pilhas e baterias, e dos equilíbrios químicos que tratam dos reagentes que cooperam para se transformarem em produtos iônicos. Demonstrar as soluções e suas propriedades coligativas.

Objetivos Específicos:

Comunicar os aspectos conceituais da físico-química que permitam a compreensão dos princípios e as leis que descrevem a evolução temporal das reações químicas, seus mecanismos e os fatores que afetam a velocidade destas reações. Contribuir para a abordagem de forma qualitativa e quantitativa referentes às superfícies e as interfaces em sistemas químicos, em particular naqueles com elevada área superficial.

Bibliografia básica:
Bibliografia complementar: