Disciplinas Obrigatórias
4° período
Código:
BiSuCOM.506
Nome da disciplina:
Engenharia de Software I
Carga horária total:
60 h
Abordagem metodológica:
Teórica
Natureza:
Obrigatória
Carga horária teórica:
60 h
Carga horária prática:
Nenhuma
Ementa:
Conceitos em engenharia de software. Ciclo de vida do produto de software. Projeto estruturado e projeto orientado a objetos. Metodologias de desenvolvimento de software. Habilidades e papéis na fábrica de software. Ferramentas CASE. Análise de sistemas: Determinação de requisitos, definição e criação de requisitos, estratégias de elicitação, técnicas de levantamento de requisitos e documento de especificações de requisitos. Análise de casos de uso: Introdução a notação UML, identificação de casos de uso, diagramas de caso de uso. Modelagem de processos: Análise de processos, modelagem de regras de negócios, diagramas de fluxo de dados, UML para diagrama de pacotes e diagrama de atividades. Modelagem de dados: Abstração de regras de negócios para dados de armazenamento, diagramas lógicos de armazenamento. Projeto de sofware: Conceitos em projeto físico de software e plano gráfico. Projeto de sistemas. Projeto de arquitetura. Projeto de programa estruturado com gráfico de estrutura e especificação de programa. Projeto de programa orientado a objetos com UML para diagrama de classes, diagrama de estados e diagrama de sequência. Introdução às arquiteturas de software.

Objetivo(s):

Objetivo Geral:

Compreender o ciclo de vida de software de forma a realizar atividades referente a Análise de Sistemas e, com base nos artefatos gerados, ser capaz de elaborar, ler e interpretar projetos de software.

Objetivos Específicos:

Explicar e utilizar conhecimentos relativos a Engenharia de Software. Selecionar metodologias de desenvolvimento adequadas à produção de sistemas. Modificar metodologias existentes a fim de adequá-las a contextos específicos em fábricas de software. Desenvolver capacidade de se relacionar com usuários compreendendo regras de negócio e, a partir destas, ser capaz de construir, adequar ou reaproveitar requisitos para software. Elaborar, ler e interpretar documentações formais de software. Desenhar modelos físicos e lógicos utilizando notações específicas das fases de análise e projeto de sistemas. Elaborar análise de sistemas. Elaborar projetos de software.

Bibliografia básica:

SOMMERVILLE, I.. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson , 2011. 529 p. ISBN 9788579361081. Acervo: 005.1 S697e.

DENNIS, Alan; WIXON, Barbara.. Análise e Projeto de Sistemas. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 461 p. ISBN 9788521614579. Acervo: 68795.

PAGE-JONES, Meilir .. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML . 1. ed. São Paulo: Pearson, 2001. 488 p. ISBN 9788534612432. Disponível em <https://pergamum.ifmg.edu.br/acervo/5001103>. Acesso em: 14 de Outubro de 2024.

Bibliografia complementar:

WAZLAWICK, Raul Sidney. Análise e projeto de sistemas de informação orientado a objetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 330 p. ISBN 8535215646. Acervo: 005.117 W111a.

PRESSMAN, ROGER S.; MAXIM, Bruce R.. Engenharia de software: Uma abordagem profissional. 8. ed. : AMGH, 2016. 940 p. ISBN 9788580555332. Acervo: 005.1 P935e 2016 .

BEZERRA, Eduardo.. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML.. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 369 p. ISBN 9788535216967. Acervo: 65967.

MCLAUGHIN, Brett.. Use a cabeça!: Análise e projeto orientado ao objeto. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 441 p. ISBN 9788576081456. Acervo: 46963.

BOOCH, Grady.. UML: Guia do usuário. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 472 p. ISBN 8535205624. Acervo: 17474.