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5° período | |||
Código: BiSuPED.501 |
Nome da disciplina: Currículo e Avaliação em Educação |
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Carga horária total: 45 h |
Abordagem metodológica: Teórica |
Natureza: Obrigatória |
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Carga horária teórica: 45 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
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Ementa: A reforma educacional brasileira dos anos 1990: definição das primeiras orientações curriculares e da avaliação externa como política de monitoramento da qualidade da educação; A segunda era da avaliação externa no Brasil: reformulação do SAEB e criação do IDEB; A reformulação do currículo: novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e Base Nacional Curricular Comum; Os desafios enfrentados pela escola na implementação do currículo e articulação dos resultados das avaliações internas e externas; Perspectivas para o afinamento do diálogo entre currículo e avaliação em prol da qualidade da educação. |
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Objetivo(s): Objetivo Geral: Discutir as avaliações em larga escala à luz das políticas educacionais vigentes no Brasil, especialmente as políticas curriculares. Objetivos Específicos: 1.Introduzir o contexto histórico da avaliação em larga escala e do currículo no Brasil; 2. Apresentar as avaliações em larga escala e as políticas curriculares vigentes no Brasil; 3. Discutir os limites e possibilidades das políticas curriculares e de avaliação em larga escala para a educação brasileira; 4. Refletir sobre as possíveis mudanças na cultura organizacional da escola em termos de currículo e avaliação. |
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Bibliografia básica: |
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Bibliografia complementar: |