|
3° período | |||
Código: BiSuFIS.535 |
Nome da disciplina: Introdução à Didática e Prática de Ensino de Física |
||
Carga horária total: 30 h |
Abordagem metodológica: Teórico-Prática |
Natureza: Obrigatória |
|
Carga horária teórica: 30 h |
Carga horária prática: Nenhuma |
||
Ementa: O currículo de Física na educação brasileira e o seu contexto contemporâneo. As principais contribuições da pesquisa em Ensino de Física para a sala de aula. A transposição didática dos conteúdos de Física para o ensino de Física. Metodologias de ensino de Ciências/Física. O planejamento da atividade docente para o ensino de Física. |
|||
Objetivo(s): Objetivo Geral: Entender os principais arcabouços teóricos para o ensino de Física de forma que auxiliem no desenvolvimento de atividades docentes nas disciplinas de Instrumentação e Prática de Ensino Objetivos Específicos: Compreender de formas de inter-relacionar conhecimentos de diversos campos do conhecimento para solução de problemas próprios do ensino de Física; superar visões do “senso comum” pedagógico sobre os processos de ensino e aprendizagem em Física; atuar de forma crítica e reflexiva durante o processo de formação; saber utilizar dos resultados da pesquisa em Ensino de Física para otimizar a prática pedagógica; começar a construir a identidade profissional ao se apropriar dos conhecimentos específicos do Ensino de Física. |
|||
Bibliografia básica: |
|||
Bibliografia complementar: |